-
Arquitetos: Yemail Arquitectura
- Área: 480 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Acesco, Adobe Systems Incorporated, Argos, AutoDesk, Carpinteria metalica, Edison Daza, Esmon, Jorge Ramirez, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há sete anos foi inaugurado o "Espacio en Blanco", um edifício entre empenas em um terreno de 5 x 22 metros cuja estrutura ativa o coração da quadra com um primeiro andar livre que se abre completamente para a cidade. Um vazio central permite a passagem da luz e escadas em diferentes níveis e constitui conexões diáfanas entre os espaços.
O esqueleto metálico de 4 andares é articulado ao redor de um vazio central através do qual todos os espaços são iluminados e que separa dois volumes conectados por pontes e escadas em diferentes níveis. O jogo de alturas, o circuito de rotas e os movimentos da estrutura permitem que estes 480 m2 de construção sejam percebidos como metros cúbicos contínuos adaptáveis a múltiplas demandas de uso.
O edifício é uma aposta na construção de espaços que explorem formatos não convencionais de produção cultural e na descentralização da oferta musical da cidade. Neste sentido, possui 4 andares com planta livre para usos que vão desde salas de exposição, auditório, espaço para oficinas a um pequeno palco para concertos.
A arquitetura do espaço favorece a relação dentro-fora com um primeiro andar que se abre completamente para a rua, as relações visuais entre todos os pavimentos e as atividades simultâneas, com o uso das pontes de circulação como áreas de socialização.
Durante 2020, revisamos o projeto para oferecer mais oportunidades de flexibilidade e subdivisão para permitir atividades simultâneas. Tornamos os espaços externos, terraços e mirante mais dinâmicos, a fim promover o estar ao ar livre.